luvas de segurança - acrilon-pam-logo - Acrilon luvas emborrachadas segurança, luvas, luvas de proteção, luvas especiais, equipamentos de proteção

Coletores utilizam luvas Acrilon.
Assistam as matérias e vejam a importância dessa proteção.

Clique nas luvas para
conhecer as mais utilizadas
pelos coletores

Por que as palmilhas e as luvas dos coletores protegem contra cortes e perfurações?

Porque são feitas de um material especial, chamado Kevlar. O Kevlar é uma fibra sintética leve, mas muito resistente. Cinco vezes mais resistente que o aço! O Kevlar é como a rede de futebol, que absorve e amortece o impacto da bola. Ou seja, quando o coletor esbarra em algum objeto pontiagudo, as fibras de Kevlar suavizam o impacto, reduzindo o risco da pele ser atingida ou mesmo ferida.


Matéria parcial da revista LOGA EM REVISTA
edição nº 15 - abril/maio 2008


É possível personalizar EPI?

Matéria parcial da revista FRIGORÍFICO ano XIV 151 - Fevereiro-2008 - pg52 e 53
"É extremamente viável, visto que no mercado não encontramos EPI adequados a cada área de risco. A palavras chave é custo/benefício. Um EPI eficiente, confortável, durável, que atenda as normas e requisitos de segurança estabelecidos pela empresa certamente causará impacto no mercado", aponta Ana Paula Ferrari, do Desenvolvimento de projetos da Acrilon.
Para ser constatado o uso incorreto ou o não uso desses equipamentos de proteção individual, é feita uma avaliação através do índice de acidentes de trabalho da empresa, bem como o ritmo de produção (produtividade). "Em um determinado frigorífico do Grande ABC, houve uma situação onde foi encontrado o uso exagerado de EPI.

Quando manipuladas as embalagens congeladas com quinas cortantes os funcionários usavam luvas sobrepostas, que realmente não danificavam o equipamento de segurança, porém tiravam o tato e a mobilidade no manuseio, ocasionando com isso grande dificuldade e perda de tempo no transporte. Diante disso a Acrilon desenvolveu uma luva onde o contato com as caixas, além de firme não permitia o risco de escorregar.

A luva é impermeável, portanto, o gelo quando derretido não molha/esfria a mão do usuário. Esta luva especial é constituída de látex natural, que suporta até -40ºC, com grande mobilidade, atendendo aos requisitos de conforto e segurança do funcionário agregando durabilidade ao produto, gerando com isso custo/benefício", conta Ana Paula Ferrari.

Empresa Firma Parceria com Acrilon

PARCERIAS VENCEDORAS

Luva desenvolvida pela Acrilon especialmente para a EcoUrbis tornou-se referência para o setor.
    Enquanto está em constante evolução pela excelência operacional, a EcoUrbis encontra a cooperação perfeita em fornecedores que são verdadeiros parceiros estratégicos. A história existente por trás do desenvolvimento de uma luva mais segura na coleta é a prova de como a concessionária trabalha com empresas que demonstram total interação com as necessidades da EcoUrbis, desenvolvendo soluções e customizando produtos ao encontro das demandas surgidas.
     Debruçados sobre o estudo de soluções que minimizassem a ocorrência de acidentes com cortes na coleta, os engenheiros de segurança da EcoUrbis apostaram no desenvolvimento de uma luva cujo material básico fosse o aramida, um fio de alta resistência a cortes, utilizado por funcionários de fábricas de vidro e metalúrgicas.
    Uma vez a idéia apresentada à Acrilon, que já fornecia as luvas da coleta, a parceira desdobrou-se durante meses, realizando inúmeros testes, em conjunto com a EcoUrbis, até chegar à solução adotada pela concessionária: uma luva com fios de aramida e entrelaçamento de malha e algodão, maleável, em formato anatômico, feita em material impermeável. "Os fios de aramida entremeados com o algodão minimizam os riscos de acidentes: ou evitam, ou fazem com que os coletores tenham cortes superficiais, sem afastamento", afirma o diretor comercial da Acrilon.
    A solução considerou a rotina dos coletores, a necessidade de uma luva maleável e uma relação custo/benefício adequada. "Foram três meses de testes com os tecidos, fios, máquinas de - fabricação e tratamento da borracha até chegar ao misto de aramida e algodão que foi o protótipo testado na coleta e, mais tarde, validado pela EcoUrbis após os, últimos ajustes", salienta.O pioneirismo da EcoUrbis e da Acrilon já resultou na adoção da luva por outras empresas do setor. "Se não fosse a visão empreendedora da EcoUrbis e os ganhos previstos, não investiríamos no desenvolvimento de uma solução tão diferenciada. A EcoUrbis tem sido uma grande parceira", diz o diretor da Acrilon.
Para implantar as novas luvas na coleta, os técnicos da Acrilon realizaram palestras e distribuíram um guia de utilização nas unidades Sul e Leste. "A luva de fios de aramida é uma grande evolução. Diminuímos os acidentes com materiais cortantes em cerca de 80%", afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da EcoUrbis, Ilson Silveira Machado. "O empenho da Acrilon em nos atender foi primordial para o desenvolvimento de uma luva mais segura."


Matéria editada em fevereiro - "Fazendo Eco" Ano 02 - edição nº5 Fevereiro-Março 2007 - Pg 3. (Parceria Vencedoras)

Luva Minimiza Risco em 80%
ECOURBIS INVESTE EM EPIs MAIS SEGUROS

A EcoUrbis desenvolveu em parceria com a empresa Acrilon uma luva com fios de aramida e entrelaçamento de malha e algodão, feita em material impermeável, com o objetivo de minimizar o risco de acidentes com materiais cortantes nas mãos dos coletores. “A luva minimiza o risco em até 80%, o que comprova a sua indiscutível - eficiência na redução de acidentes", assinala o engenheiro de Segurança do Trabalho da 'EcoUrbis, Ilson Silveira Machado.
Como se trata de uma inovação, o desenvolvimento do EPI ainda demanda alguns ajustes. A luva já foi adotada em toda a operação de coleta. "O maior desafio é conseguir unir segurança e conforto em um mesmo item.
A preocupação da EcoUrbis em sanar esse tipo de incidente é percebida na quantidade de ajustes e testes realizados para aperfeiçoar o produto", diz Machado.
Para a EcoUrbis, a segurança e o bem estar de seus funcionários são primordiais. O Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho é responsável por analisar e implementar as questões pertinentes. Como forma de incentivar a prevenção de cortes e demais lesões, há sorteios mensais de vales-compras entre as equipes que não registraram acidentes durante o período. A EcoUrbis mantém em vigor campanhas de segurança e treina-mentos para reciclagem de procedi-mentos. Graças às ações de cons-cientização, o número de afastamentos de funcionários reduziu significativamente.
As Sipats realizadas entre os dias 5 e 9 de junho - unidade Sul - e dias 2 e 6 de outubro - unidade Leste -, obtiveram grande sucesso ao reunir os funcionários em momentos de confraternização, esclarecimento e diversão. Os colaboradores participaram de apresentações, teatrais, gincanas e festival de paródias, em que foram distribuídas camisetas, chaveiros, porta-CDs, dentre outros brindes. A Sipat é mais uma ação da EcoUrbis voltada para ,a segurança de seus funcionários.

Matéria editada em outubro - "Fazendo Eco" Ano 01 - edição nº3 Outubro 2006 - Pg 3. (Ecourbis investe em Epis mais seguros)


História da Aramida (Kevlar®)
AJUDANDO A SALVAR VIDAS

    Com 84 anos completos em 31 de julho, Stephanie Kwolek foi a cientista que descobriu uma fibra sintética muito leve e resistente, denominada Kevlar®. Hoje, mais de 3.000 policiais norte-americanos já tiveram suas vidas salvas por coletes à prova de balas construídos com essa fibra.
Na metade dos anos 60, Kwolek, trabalhando como pesquisadora da DuPont, descobriu e patenteou essa fibra, que é um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.

Outra característica é que a fibra não funde e pode ser usada sem degradação em temperaturas que vão até níveis insuportáveis pelo corpo humano.

Sendo uma fibra flexível, tornou-se possível de ser costurada e inserida em vestes comuns. Outros usos do Kevlar são, por exemplo, em cabos de sustentação de pontes. Em 1995, Sthephanie Kwolek ganhou assento no National Inventors Hall of Fame, dos Estados Unidos, ao lado de inventores como Thomas Edison e os irmãos Wright.


Fonte. Revista Proteção – edição setembro/2007 - Ano XX - pág 14
Foto. USA Today



acrilon-facebook-twitter-orkut-youtube - acrilon luvas emborrachadas especiais de segurança - luvas de segurança - luvas - luvas de proteção - luvas especiais - equipamentos de proteção Facebook Acrilon luvas de segurança orkut Acrilon luvas de segurança twitter @acrilon luvas de segurança youtube Acrilon luvas de segurança Copyright 1991 © 2018 Acrilon Ltda.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por www.k9net.com.br